top of page

Minha conta de WhatsApp Business foi bloqueada? E agora? O que fazer?

Várias empresas estão tendo a conta do WhatsApp banida por não seguirem as diretrizes da Meta e por usarem soluções piratas.
Várias empresas estão tendo a conta do WhatsApp banida por não seguirem as diretrizes da Meta e por usarem soluções piratas.

O WhatsApp Business se tornou uma ferramenta essencial para empresas de todos os tamanhos manterem contato com clientes de forma ágil, segura e profissional. Percebemos que a maior parte dos consumidores preferem fazer contato por esse canal, o que faz com que ter uma conta no WhatsApp seja essencial para a sobrevivência dos negócios.


Ocorre, que devido algumas práticas que vamos listar nesse artigo, a conta de algumas empresas estão sendo bloqueadas ou suspensas, interrompendo totalmente a comunicação com os clientes e afetando diretamente os negócios.


Se isso aconteceu com você, neste artigo, explicaremos os principais motivos do bloqueio e de como agir para resolver a situação.


1. Entenda o motivo da sua conta ter sido bloqueada: o WhatsApp pode bloquear uma conta por diversos motivos, como:

  • Envio excessivo de mensagens em massa (spam);

  • Uso de listas de contatos sem consentimento dos usuários;

  • Violação das políticas de uso da Meta;

  • Uso de versões não oficiais do WhatsApp (soluções piratas);

  • Denúncias recorrentes por parte de outros usuários.


Já vimos diversas empresas, que vivem perdendo número por essas questões. O que compromete toda a sua central de atendimento.


2. Verifique se o bloqueio é temporário ou permanente

Existem dois tipos de bloqueio na conta de WhatsApp, que são:

  • Bloqueio temporário: a conta pode ser restaurada após algumas horas ou dias. Nesse caso, aguarde o prazo informado e evite novas infrações;

  • Bloqueio permanente: significa que sua conta foi desativada definitivamente. Nesse caso, será necessário recorrer ao suporte da Meta. Abaixo, no item 3 há a explicação de como você pode recorrer.


3. Apele para o suporte oficial

Se você acredita que o bloqueio foi um erro ou deseja tentar recuperar sua conta, siga os passos:

  • Acesse o seu WhatsApp e escolha a opção solicitar análise;

  • Explique no campo que é destinado a detalhes;

  • Clique em enviar;

  • Aguarde o retorno da equipe técnica da Meta.


Vale destacar que, a Meta analisa apenas um número de telefone por contestação.

Para acompanhar o status da sua solicitação, abra o WhatsApp. Enviar mais de uma solicitação não acelera o processo de análise. Você receberá uma notificação do WhatsApp quando a equipe deles concluir a análise e chegar a uma decisão.


 

4. Adote boas práticas para evitar novos bloqueios:

Após a recuperação da conta (ou ao criar uma nova), adote boas práticas, como:

  • Evite enviar mensagens em massa não autorizadas;

  • Utilize a API oficial do WhatsApp Business, especialmente se sua empresa precisa de automações. Como é o caso do PluqPhone, que é uma solução oficial da Meta. Com essa solução, você faz com que sua central de mensageria fique muito mais completa.

  • Sempre obtenha o consentimento do cliente antes de enviar mensagens promocionais;

  • Ofereça a opção de descadastro;

  • Treine sua equipe para seguir as diretrizes de atendimento da Meta. Quem tem PlugPhone é orientado a seguir todas as exigências.


5. Considere uma solução oficial com API WhatsApp:

Empresas que dependem fortemente do WhatsApp para atendimento e vendas devem considerar o uso da API oficial do WhatsApp, que é o PlugPhone. Ele oferece maior estabilidade, permite automações, integração com CRMs, atendimento por múltiplos agentes e reduz drasticamente os riscos de bloqueio. Além dos gestores terem as métricas das mensagens trocadas com os clientes, ou seja, o seu colaborador pode sair, mas tudo fica num único lugar, acessível a todos que fazem parte da companhia.


Conclusão:

Ter a conta do WhatsApp Business bloqueada pode ser um transtorno, mas seguir os passos corretos ajuda a resolver o problema com mais agilidade. E ter uma solução como o PlugPhone, pode trazer muito mais tranquilidade para você.


Adotar boas práticas e investir em soluções oficiais são formas de garantir que a comunicação da sua empresa com seus clientes continue fluindo sem interrupções.


Se você deseja implantar uma solução oficial da Meta, fale com nosso time!

 

Comments


  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn

Plug Software Soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação LTDA
CNPJ 58.938.116/0001-56


Av. do Contorno, 6.434, Sl 401, Savassi, Belo Horizonte / MG. CEP: 30.110-044
 

0800 252 6511

contato@plugphone.cloud

bottom of page