Como funciona a cobrança da API oficial do WhatsApp pela Meta?
- Alline Sapore
- há 4 dias
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Temos visto, que o WhatsApp trouxe aos negócios uma forma eficiente e direta de se comunicar com os clientes. Prova disso é a adesão da solução pelas empresas.
De acordo com o Panorama de Marketing e Vendas 2024, conduzido pela RD Station, pelo menos 70% das empresas brasileiras utilizam o WhatsApp, um aumento de 10% em relação a 2023. Além disso, 70% das empresas relataram que o WhatsApp é o canal com maior taxa de sucesso no contato com leads, seguido por visitas presenciais (32%) e telefone (31%). Outro dado importante, dessa vez a pesquisa foi realizada pela Panorama Mobile Time/Opinion Box, mostra que o WhatsApp está presente em 99% dos smartphones dos brasileiros.
Com isso, entendemos que ter uma conta de WhatsApp é crucial para se ter sucesso e atender seus clientes.
Antes de avançarmos o assunto é importante que você entenda a diferença de WhatsApp comum, business e Api Oficial (que é a ideal para os negócios), confira:
WhatsApp comum: ele também é conhecido como WhatsApp Messenger, é a versão padrão do aplicativo de mensagens instantâneas usada para fins pessoais de comunicação com amigos e familiares. Ele não é indicado para empresas, além do bloqueio, você não tem dados e etc.
WhatsApp Business: é um aplicativo gratuito do WhatsApp criado para pequenas empresas, com um conjunto de ferramentas de comunicação e automação para interagir com clientes, organizar conversas e vender produtos e serviços. Esse tipo de conta também não é indicado para empresas (corre risco de bloqueio, falta de integração e etc),
API oficial da Meta no WhatsApp: é uma interface que permite que empresas, de pequeno, médio e grande porte, integrem o WhatsApp a seus próprios sistemas e ferramentas de gestão, como CRMs e chatbots, para automatizar e escalar a comunicação com clientes em larga escala. Ela possibilita o envio de mensagens programadas, o uso de botões e listas, e a gestão centralizada de conversas, oferecendo um canal seguro e confiável para interação comercial. Além disso, a empresa consegue ter métricas do seu atendimento e colocar diversos agentes usando um único número. Segundo a Meta, com a API oficial o usuário não corre o risco de bloqueios.
Como empresa, você deve optar por uma conta de WhatsApp com API oficial da Meta, como o PlugPhone.
É importante que você entenda que, a cobrança da API oficial do WhatsApp Business (Meta) funciona por conversas, não por mensagem individual. Veja abaixo os detalhes:
📌 Como a Meta cobra:
Cobrança por conversa de 24h: sempre que uma empresa envia a primeira mensagem ativa para um cliente (ou quando o cliente inicia a conversa), abre-se uma janela de 24 horas. Dentro dessa janela, você pode trocar quantas mensagens quiser sem custo adicional. O valor é fixo por conversa.
Quais os tipos de conversa:
Iniciadas pelo cliente: quando o cliente envia a primeira mensagem.
Iniciadas pela empresa: quando a empresa manda a primeira mensagem fora da janela de 24h ou para iniciar um contato.
Dentro das iniciadas pela empresa, há categorias definidas pela Meta:
Mensagens de Marketing: as conversas de marketing se relacionam com sua empresa, seus produtos ou seus serviços. Essas conversam incluem ofertas e promoções, sugestões de produtos relacionados, mensagens de carrinho abandonado e qualquer conversa que não se qualifica como autenticação ou utilidade.
Mensagens de Utilidade: as conversas de utilidade estão diretamente relacionadas a uma transação, incluindo as notificações pós-compra e os extratos de cobrança recorrente.
Mensagens de Autenticação: as conversas de autenticação fornecem senhas únicas aos usuários para fins de validação. Elas podem ocorrer em qualquer etapa da jornada do usuário, como no cadastro ou na recuperação da conta ou durante algum problema de integridade.
Mensagens de Serviço: as conversas de serviço são iniciadas pelos usuários e geralmente têm como objetivo tirar dúvidas dos clientes. As empresas podem responder dentro da janela de 24 horas de atendimento ao cliente.
É importante destacar que os valores variam por país. E a Meta define uma tabela de preços diferente por região. No Brasil, os preços são cobrados em dólares e convertidos para real pelo parceiro oficial, como é o caso do PlugPhone.
👉 Exemplo simplificado fora da janela de 24h:
Você envia um template de marketing → cobrado (marketing é sempre pago).
O cliente responde → grátis (cliente nunca paga).
Você responde de volta, mas já passaram mais de 24h desde a última mensagem do cliente:
Mensagem livre (texto simples, imagem, etc.) → ❌ não pode ser enviada (fora da janela só é permitido o envio de um template).
Template de utilidade → cobrado
Template de marketing → cobrado
Template de autenticação → cobrado
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